quinta-feira, 2 de abril de 2015

DÚVIDAS SOBRE SUBLIMAÇÃO

1. O que é sublimação?
A sublimação ocorre quando uma matéria muda de um estado sólido para um estado gasoso sem passar por uma fase liquida. Quando aquecidas a temperaturas acima de 160° Centígrados.
2. Como funciona a sublimação?
Uma tinta de sublimação a base de água e com corantes específicos é impressa num papel especial chamado de papel transfer. A imagem impressa é então transferida usando calor e pressão sobre um tecido de poliéster. O calor sublima a tinta transformando-a num gás que migra nas fibras do tecido tingindo-o de forma permanente.
3. Que tecidos aceitam o processo de sublimação?
De forma geral todos os tecidos com um mínimo de 50% de conteúdo de fibras sintéticas (poliéster ou poliamida). Tecidos de algodão ou seda não aceitam a tinta de sublimação a menos que sejam previamente tratados com um verniz.
4. Algum outro material pode ser impresso por sublimação?
Muitos materiais como couro, madeira, alumínio e cerâmica entre outros podem ser revestidos com um primer ou um verniz a base de resina de poliéster (conhecido como verniz automotivo) para serem impressos. Estes materiais precisam resistir às altas temperaturas usadas no processo de sublimação (180 a 210° Centígrados).
5. Quais são as vantagens do processo de sublimação digital em tecido?
Altíssima qualidade de impressão
Cores vivas e fortes, sem limitações de cores.
Excelente ancoragem da tinta no tecido, permitindo dobrar, lavar e passar repetidas vezes sem perder a intensidade de cor.
Mantém o toque e caimento do tecido.
Permite impressão simultânea nos dois lados (bandeiras).
Não necessita de fotolitos ou matrizes de impressão permitindo produzir de forma econômica tanto amostras como tiragens grandes.
Soluções diferenciadas a baixo custo.
Menor impacto ambiental por usar tintas a base de água, papel e tecido 100% recicláveis. PAULO Falleiros .
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário